Por que escolher a NAUTILUS para avaliar e controlar suas emissões?
Com uma equipe de técnicos altamente treinados, apoiada por uma rede incomparável de parceiros credenciados, a NAUTILUS Ambiental oferece ao mercado toda sua experiência na avaliação e controle de emissões atmosféricas.
Nossos técnicos podem ajudá-lo a avaliar suas emissões e entender seus impactos, permitindo que você tome decisões assertivas sobre a direção futura de seus negócios.
Estudos de Emissões
Atendendo às exigências dos Órgãos Ambientais, a NAUTILUS realiza o estudo para a estimativa de emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs) para a atmosfera, contemplando as emissões provenientes dos tanques (emissões evaporativas), assim como as emissões provenientes das caixas separadoras água-óleo – SAO (emissões de fontes abertas) e as emissões provenientes das operações de carregamento e descarregamento de caminhões, trens, navios, enchimento de botijões e dispositivos de linha como válvulas, flanges, drenos, etc., nomeadas como emissões fugitivas.
Amostragem de Chaminés
Através de parcerias Acreditadas, realizamos amostragens de chaminés atendendo a todo o leque de análises exigidos pelos órgãos ambientais de todo o Brasil, empregando normas nacionais e internacionais, dentro de rigoroso padrão de qualidade.
Monitoramento de Emissões Fugitivas de Dispositivos
Emissões fugitivas de dispositivos são as emissões de gases ou vapores de equipamentos sob pressão que ocorrem devido a vazamentos e outras liberações involuntárias ou irregulares. São emissões de difícil controle que afetam não só a qualidade do ar local, como podem, em certos casos, por em perigo trabalhadores e instalações, além de intensificar a formação de ozônio troposférico e contribuir para fenômenos como o efeito estufa.
A NAUTILUS realiza o monitoramento das emissões fugitivas em consonância com as diretrizes internacionais exigidas pelo órgão ambiental.
PMEA – Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas
O Plano de Monitoramento das Emissões Atmosféricas (PMEA) é um documento preparado pelo empreendedor, antes de realizar a amostragem, em que constam a descrição das operações que devem ser avaliadas durante as amostragens. O PMEA deve ser encaminhado a CETESB para posterior execução das amostragens.
A NAUTILUS elabora o PMEA atendendo a todas as exigências do órgão ambiental, especificando as substâncias que devem ser analisadas, número de amostras a serem coletadas, quantidade a ser amostrada, tempo de amostragem, frequências, posicionamento e dimensionamento dos orifícios onde se dará a amostragem em relação às possíveis interferências de fluxo dos efluentes.
RMEA – Relatório de Monitoramento de Emissões Atmosféricas
O RMEA (Relatório de Monitoramento de Emissões Atmosféricas), deve ser encaminhando à CETESB com os laudos e resultados das amostragens, anteriormente indicados no PMEA.
O RMEA também apresenta as condições nas quais foram realizadas as amostragens bem como condições do processo.